RETOMADA DAS AULAS (ENSINO REMOTO) – SEMESTRE 2020-1

19/08/2020 11:45

Informamos que as aulas dos cursos de graduação reiniciarão no dia 31/08/20.

Este semestre, por mais que esteja iniciando em agosto, é o semestre 2020-1.

As aulas acontecerão no formato de ensino remoto. Serão aulas à distância.

A maioria das atividades serão assíncronas, ou seja, o aluno vai poder acessar a hora que quiser/puder (Ex. vídeo aulas, materiais disponibilizados, etc). Porém, poderão e deverão ocorrer atividades síncronas também, isso que dizer que no horário estipulado para disciplina podem ocorrer vídeo-conferências ou mesmo aulas on-line, com possível interação virtual entre a turma e o professor. Então, é importante que antes de se matricular na disciplina o aluno esteja certo de que vai poder participar de atividades no horário da disciplina.

Lembrando que os horários das disciplinas já podem ser verificados no Cadastro de Turma. Para acessar o cadastro, entre no cagr.ufsc.br, clique em “Aluno”, coloque sua matrícula e senha e quando entrar no site, clique em “Cadastro de turmas” (o link fica abaixo da foto do aluno). No cadastro de turma é possível conferir quais disciplinas serão ofertadas, o horário da disciplina, professor, etc.

O Moodle será a ferramenta principal das aulas, mas fica a critério do professor utilizar também outras ferramentas, como por exemplo Zoom, Googlemeet, etc… Essas informações poderão ser verificadas nos planos de ensino das disciplinas. Os planos serão disponibilizados aqui na página na aba “Planos de Ensino 2020-1” (canto esquerdo da página) a partir do dia 25/08/20, logo após a aprovação dos mesmos em reunião do Colegiado do Curso.

Ajustes de Matrícula

Será permitido que os alunos realizem o seu ajuste de matrícula. Nessa ocasião, será possível incluir e excluir disciplinas. O ajuste será on line, através do CAGR: cagr.ufsc.br

Somente nos dias 26 e 27/08/20 vai aparecer lá no CAGR, o link “Matrícula”. Então, cada aluno pode entrar no sistema e realizar os ajustes necessários.

Lembrando que pra matrícula ser aceita é necessário que haja vaga na turma e os pré-requisitos cumpridos, como nos ajustes que os veteranos já estão acostumados a fazer todo semestre… O resultado dos ajustes saírão no dia 31/08/20.

Sugerimos que antes de se matricular em alguma disciplina, o aluno consulte o plano de ensino da disciplina para ver a disponibilidade de tempo para as atividades. Essa consulta poderá ser feita a partir de 25/08/20.

Trancamento de Matrícula

Caso alguém precise trancar sua matrícula, deverá fazer a solicitação de trancamento através do e-mail matematica@contato.ufsc.br

Nesse e-mail o aluno deve anexar o formulário (abaixo) preenchido e a declaração negativa de débitos com a BU (pode ser baixada em:   https://portal.bu.ufsc.br/certidao-negativa-de-debito-online/ )

Formulário trancamento de matricula

TCC I e TCC II

Disponibilizamos o novo cronograma dos TCCs na aba “Informações sobre TCC I e II” (canto esquerdo da página), assim como as fichas.

Lembrando que quem já homologou o orientador no início do ano, não precisa enviar o termo de orientação novamente. Porém, quem se matricular no TCC agora terá que enviar o termo de orientação de acordo com o novo cronograma. As demais datas constantes no cronograma devem ser seguidas por todos.

Resumo das datas importantes:

Disponibilização do cadastro de turmas: já disponível

Disponibilização dos planos de ensino aqui na página: 25/08

Ajustes on line: 26 e 27/08

Resultado dos ajustes: 31/08

Início das aulas: 31/08

Qualquer dúvida, continuamos à disposição pelo e-mail matematica@contato.ufsc.br