Informações sobre os TCCs

Os estudantes dos cursos Matemática Bacharelado (222) e Matemática Licenciatura (223) devem fazer, sob orientação, um trabalho de conclusão de curso (disciplinas TCC I e TCC II)  e apresentar o mesmo para uma banca avaliadora, conforme disciplinado no projeto pedagógico dos cursos. A seguir, formulários e documentos relativos aos TCCs, bem como as normas referentes aos mesmos.

Formulários e documentos relativos às disciplinas de TCC

Se os formulários e documentos não estão aparecendo acima, por favor, utilize o link a seguir:

Formulários e Documentos

Normas referentes à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I

O Trabalho de Conclusão de Curso envolve duas disciplinas: TCC I e TCC II. Tendo como objetivo despertar e dar oportunidade à manifestação da capacidade de pesquisa mais sistemática dos alunos de graduação. A avaliação do aluno no TCC I será feita através de:

1. Entrega à Coordenadoria do Curso de Matemática, três semanas antes do término do semestre, um Projeto de Monografia onde conste: Título provisório do trabalho, tema a ser desenvolvido, objetivos, metodologia e referências bibliográficas.
  2. Entrega da ficha de avaliação de desempenho do aluno, junto com o Projeto, preenchida e assinada pelo professor orientador.
  3. Exposição oral do Projeto com duração de 15 (quinze) minutos, na penúltima semana do semestre letivo, em data a ser agendada pela Coordenação do Curso, para uma comissão avaliadora formada por três professores indicados pela Coordenação do Curso. Nessa apresentação o aluno deve relatar os estudos desenvolvidos durante o semestre.
  4. Assistir no mínimo duas apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II no semestre em curso.
  5. A nota final do TCC I será a média aritmética das avaliações do orientador e da comissão avaliadora, condicionada a presença do aluno nas apresentações dos TCCs II. Se o aluno assistir apenas uma apresentação do TCC II, será descontado 1 (um) ponto da média.
  6. O descumprimento dos prazos estipulados para entrega e/ou apresentação do Projeto, resultará em reprovação na disciplina.

Normas referentes à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II) deverá ser apresentado sob a forma de um trabalho elaborado individualmente. O aluno deverá defender este trabalho perante uma comissão examinadora, tendo como base uma pesquisa que pode ser individual ou fazer parte de um projeto mais amplo, envolvendo um ou mais grupos de alunos. Tal trabalho poderá ser elaborado no âmbito de uma única disciplina, ou envolver diversas áreas, assumindo um caráter interdisciplinar.

O TCC II será acompanhado por um professor Orientador. Conforme as dimensões da pesquisa, principalmente em se tratando de um trabalho de grupo ou interdisciplinar, a orientação poderá ser feita por mais de um professor, sendo que o(s) orientador (es) será(ão) sugerido(s) pelo aluno e homologado pelo Colegiado do Curso, com a concordância do(s) professor(es) escolhido(s).

O trabalho de conclusão de curso será avaliado por uma comissão composta por três docentes com título igual ou superior ao de Mestre e homologados pelo Colegiado, sendo um deles o Orientador e pelo menos um deles lotado no Departamento de Matemática da UFSC.

A Comissão Examinadora é sugerida pelo Orientador e homologada pelo Colegiado do Curso. O responsável pela disciplina ou o Orientador coordena a sessão de apresentação que é aberta ao público.

Somente poderão assumir a orientação, professores com título igual ou superior ao de Mestre. Cada professor terá um número limitado de orientandos, não devendo exceder a dez.

O aluno deverá reformular o seu Trabalho caso este não seja aprovado.

Os Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso poderão ser propostos às Agências Financiadoras de Pesquisa para fins de obtenção de Bolsa de Iniciação Científica.

Uma vez que este trabalho é formalmente uma disciplina obrigatória do Curso (MTM5604 ou MTM7144 na grade antiga e MTM3592 ou MTM 3596 na grade 2017), sua conclusão está sujeita aos prazos previstos no Calendário Escolar da UFSC.

O aluno deverá entregar à Secretaria do Curso uma cópia digital para ser publicada no Repositório Institucional da UFSC se autorizado pelo orientador e o aluno.

O TCC II depois de publicado no Repositório não poderá sofrer alterações.

Acompanhamento

É de responsabilidade do Orientador:

1) Estabelecer um horário fixo para atendimento do orientando.
2) Comunicar por escrito ao Presidente do Colegiado qualquer irregularidade no desempenho do aluno.

Prazos

A homologação das bancas será realizada junto ao Colegiado de Curso na 15ª semana do semestre letivo.

Serão agendadas as datas das apresentações, de acordo com os orientadores e as integrantes das bancas.

O aluno deverá agendar sua apresentação até a 14ª semana do semestre letivo.

A cópia final do TCC II deverá ser entregue à banca pelo orientador ou aluno no mínimo oito (8) dias antes da data marcada para a apresentação;

As apresentações deverão ocorrer até uma semana antes do término do semestre letivo;

A versão final do trabalho com as possíveis correções exigidas pela banca deverá ser entregue ao orientador até três dias após a apresentação do trabalho;

A nota do aluno será condicionada à entrega na Secretaria do Curso da versão final do trabalho assinada pela banca até o final do semestre letivo.

O descumprimento dos prazos estipulados para entrega e/ou apresentação do TCC II, resultará em reprovação na disciplina.