Os Cursos

 

A UFSC oferece duas habilitações no Curso de Matemática: Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática, cujos currículos atuais entraram em vigência em 2017.  Para ambos os cursos as propostas estabelecidas se deram graças ao esforço coletivo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), onde as discussões se iniciaram em setembro de 2013.

Sendo o perfil dos alunos similar no começo da sua formação, algumas das disciplinas ofertadas nas primeiras fases são iguais para os dois cursos. Estes são oferecidos no período diurno, muitas vezes convertido em período integral pela unificação das grades curriculares nessa etapa inicial. Todas as aulas do curso de Matemática são ministradas dentro do campus da Trindade, fazendo com que o aluno perca o mínimo de tempo possível com deslocamento entre as mesmas.

O Curso de Licenciatura

 

O objetivo da Licenciatura em Matemática é formar professores criativos, capazes de relacionar assuntos e áreas, inserir os temas em contextos mais amplos e responder às necessidades de seus alunos de 1° e 2° graus. A estrutura atual do currículo contempla vários pontos da nova legislação, tanto a que trata da formação de professores (resolução CNE/CP n° 2, de 01 de julho de 2015) como a que estabelece as diretrizes curriculares para os cursos de Matemática (parecer CNE/CES 1.302/2001). O aluno do curso tem uma sólida formação matemática e didático-pedagógica que estará apoiada no seguinte tripé: o saber matemático, o saber didático e a relação teoria–prática. O aluno irá desenvolver os conhecimentos em termos de conteúdos, metodologias de ensino, responsabilidades e consciência profissional. A habilitação Licenciatura busca formar um professor crítico e seguro através de um aprendizado progressivo e gradual, iniciando com matérias que preparam o aluno para as disciplinas mais avançadas, sendo finalizado com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e os Estágios Curriculares.

O Currículo é constituído de 43 disciplinas incluindo obrigatórias, optativas e Trabalho de Conclusão de Curso num mínimo total de 3.924 horas/aula para integralização, sendo que cada hora/aula possui 50 minutos. Os alunos poderão concorrer a bolsas em diversos projetos que lidam com olimpíadas – ORM e OBMEP – no ensino básico e inicial (elas são de cunho regional ou municipal), no Laboratório LEMAT, no PET MATEMÁTICA, ou em outros projetos no curso de Educação.

O Curso de Bacharelado

 

A estrutura atual do currículo do curso de bacharelado está de acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de Matemática (parecer CNE/CES 1.302/2001) e resolução CSE n° 2, de 18 de julho de 2007. Diferente da grade curricular anterior, no currículo vigente a partir de 2017 as disciplinas são ofertadas todos os semestres, combatendo-se assim a evasão dos alunos que antes deveriam esperar um ano para cursar uma matéria reprovada.

Na atualidade, nossa sociedade está fortemente alicerçada nos avanços da ciência e da tecnologia. Tendo em vista isto, existe uma demanda por profissionais com um perfil diferenciado, capazes de pensar criticamente, de maneira inovadora, aliando inovação e rigor de raciocínio para a resolução de impasses em diferentes áreas, seja no setor industrial, tecnológico, financeiro, ou mesmo no setor educacional, na preparação de mão de obra qualificada em nível superior. Para suprir essas demandas sociais, o curso de bacharelado em Matemática visa a formação de profissionais com sólida formação matemática e treinamento rigoroso preparados para resolver problemas nos mais diversos contextos. O perfil desejado é o de um profissional criativo e autônomo capaz de atuar em pesquisa, tanto na Matemática como em áreas afins, no ensino superior, e ocupando posições no mercado de trabalho.

Quando integralizado o curso, o bacharel poderá ingressar numa pós-graduação em Matemática (pura ou aplicada) ou em áreas equivalentes. A experiência dos nossos alunos que estagiam no mercado de trabalho forneceu essa chance de ingresso, atuando em áreas que se beneficiam de um sólido conhecimento em Matemática. A grade curricular do curso de bacharelado está constituída por 36 disciplinas, 5 delas optativas, sendo finalizado com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A carga horária total mínima é de 3294 horas/aula para integralização. Além de poder concorrer a uma bolsa e se integrar ao PET MATEMÁTICA desde o primeiro ano, a partir do segundo ano os alunos podem obter uma bolsa de Iniciação Científica e participar de projetos de pesquisa dos professores. A informática e os recursos computacionais são utilizados no curso como uma ferramenta a mais para as aplicações e resoluções de problemas mais complexos da Matemática pura ou aplicada.