O Curso

4 Estrelas – Guia do Estudante

A UFSC oferece duas habilitações no Curso de Matemática: Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática e Computação Científica.

O objetivo da Licenciatura em Matemática é formar professores criativos, capazes de relacionar assuntos e áreas, inserir os temas em contextos mais amplos e responder às necessidades de seus alunos de 1° e 2° graus. O aluno elaborará os conhecimentos em termos de conteúdos, metodologias de ensino, responsabilidades e consciência profissional. A habilitação Licenciatura busca formar um professor crítico e seguro. O Currículo é constituído de 37 disciplinas incluindo obrigatórias, optativas e Trabalho de Conclusão de Curso num total de 2.826 horas/aula. Também são oferecidas disciplinas que, se cursadas, propiciarão ao aluno habilitação em Desenho para 1° e 2° graus e em Física para 2° grau (incluindo-se    aqui, também, a necessidade de fazer estágio supervisionado).

O Curso de Licenciatura em Matemática funciona em dois turnos: diurno e noturno. O curso diurno difere do noturno no seguinte aspecto: o diurno tem um total de 8 semestres e o noturno 10. Isto ocorre porque no período noturno os alunos têm uma aula a menos por dia (o diurno tem 5 aulas por dia). Apesar destas diferenças, ambos possuem o mesmo conteúdo curricular e as aulas com o mesmo tempo de duração (uma hora/aula possui 50 minutos). O currículo da licenciatura foi elaborado de forma a fazer com que o aluno tenha um aprendizado progressivo e gradual, iniciando com matérias que preparam o aluno para as disciplinas mais avançadas e finalizando com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e os Estágios Curriculares. Poucos cursos da UFSC têm salas de aula suficientes que permitam que os alunos possam ter suas aulas sempre na mesma sala. O Curso de Matemática não é diferente, contudo, todas as aulas são ministradas dentro do campus e, de tal forma organizadas, fazendo com que o aluno perca o mínimo de tempo possível com deslocamento entre as mesmas.

O objetivo do Bacharelado em Matemática e Computação Científica é formar um profissional com base científica para atuar em empresas que possuam departamento de pesquisa e/ou planejamento estando, também, apto a ingressar em programas de pós-graduação, visando à pesquisa e o ensino superior. Seu currículo é constituído de 30 disciplinas das quais 4 são opcionais, com uma carga horária total de 3.222 horas/aula. O candidato a este Curso deve ter facilidade em Matemática e Física, gostar de trabalhar com computadores e enfrentar desafios.

Nossos alunos, a partir do segundo ano, têm grandes chances de obter uma bolsa de Iniciação Científica e participar de interessantes projetos de pesquisa. O Curso de Matemática com habilitação em Bacharelado em Matemática e Computação Científica está longe de ser um curso de Computação ou de Informática, tais curso são oferecidos pela UFSC através do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico. A informática e os recursos computacionais são utilizados no curso como uma ferramenta a mais para as aplicações matemáticas e para a resoluções de problemas mais complexos.